Neuropsicologia
Avaliação e Intervenção Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica
Trata-se de um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo da pessoa, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos. Por meio de entrevistas e de testes neuropsicológicos padronizados mentais, o tratamento tem com o objetivo:
- Detectar uma desordem neurológica (por exemplo: lesões por inóxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, entre outros).
- Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica.
- Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa, a fim de propor um trabalho de reabilitação ou o desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades vividas por ela.
Intervenção Neuropsicológica
Esse tratamento é um processo que oferece atividades terapêuticas planejadas para a necessidade de cada paciente, visando auxiliar na assistência de alterações cognitivas (atenção, memória, raciocínio, entre outros) e de comportamento decorrentes de disfunções cerebrais.
Qual o objetivo?
- Auxiliar a integração e o restabelecimento da qualidade de vida do paciente e de seus familiares.
- Adaptar o indivíduo ao seu melhor nível de funcionamento psicossocial, visando ampliar a sua autonomia para as atividades diárias.